Também conhecido como compressor alternativo, o compressor de pistão nada mais é do que uma máquina responsável por comprimir os gases que operam quase que da mesma maneira que um motor de combustão interna de pistão. A diferença entre eles, aliás, mora tão e somente na ignição explosiva do combustível, que por sua vez é ausente nos compressores de pistão tradicionais.
Além de utilizarem pistões fechados em cilindros, os compressores de pistões se caracterizam por atuarem com pelo menos duas válvulas. Com relação a elas, vale destacar que enquanto uma é normalmente destinada a promover a entrada de gases diversos, a outra, é claro, é voltada à saída destas mesmas substâncias.
Já no que tange ao funcionamento destes equipamentos, não há como deixar passar a informação de que são primordialmente três as etapas que o compõem. Conheça-as:
- Quando o pistão é deslocado para fora a partir do cilindro, uma espécie de “válvula de entrada” se abre de maneira natural;
- Na sequência, a liberação do gás para o interior do invólucro acontece da maneira mais eficiente e completa possível;
- Por fim (ou simplesmente no momento em que o pistão atinge seu deslocamento máximo sobre o curso de entrada), a válvula se fecha e o pistão inicia seu curso de compressão.
Você sabia que a Augusto Compressores é a empresa do ramo de compressores industriais mais tradicional não somente do Brasil, mas também da América Latina e da Europa?
Saiba mais sobre compressor de pistão
Em termos de fundação histórica, nenhuma empresa ligada ao segmento de compressores industriais é capaz de superar a Augusto Compressores. O que confirma esta teoria diz respeito ao fato de que a empresa foi fundada em 1963, mantendo seu padrão de excelência até os dias atuais. Contate-a e saiba mais!